O Prof. Dr. Alexandre A. Loch é formado médico na Faculdade de Medicina da USP, onde também defendeu seu doutorado sobre o estigma das doenças mentais. Sua tese gerou um grande número de publicações científicas internacionais e ações contra o preconceito dos transtornos psíquicos. Informação e prevenção são as melhores armas para combater o mal do século!
Desde então tem trabalhado com a divulgação de informação baseada em achados científicos. Além das publicações em periódicos internacionais, escreveu dois romances sobre o assunto (um lançado no Brasil e outro nos Estados Unidos), participou por alguns anos de uma coluna de saúde mental no Huffington Post, realizou diversas matérias para revistas, jornais, rádio e canais de televisão, e proferiu inúmeras aulas sobre o assunto.
Acredita que através da comunicação de informação precisa é possível se desfazer o tabu da doença mental, e assim tratá-la e preveni-la adequadamente. Desta forma, além de sua intensa atividade científica, abriu campo também para a apresentação de palestras sobre o tema.
Tomando sua experiência como professor em universidades de São Paulo e sua graduação em filosofia, já atuou em diversas instituições disseminando informação sobre saúde mental. “A dúvida, o medo e a incerteza sobre a natureza e as consequencias do sofrimento psíquico são os grandes algozes do preconceito”.
Confira abaixo alguns temas de suas palestras:
— O que fazer diante de uma crise de saúde mental?
— Preconceito contra o transtorno psíquico: seus males e como combater
— Depressão e ansiedade: como saber quando é doença
— Mitos e fatos sobre as doenças e tratamentos em psiquiatria
O Dr. Alexandre também lidera cursos para “Primeiros Socorros em Saúde Mental”, uma iniciativa australiana que ele está trazendo ao Brasil pela primeira vez (entre em contato para mais informações).
Assista também a alguns de seus vídeos em seu canal do Youtube:
“Como ajudar uma pessoa em crise de saúde mental” — Ministrada durante Congresso Acadêmico para graduandos da Universidade Nove de Julho em 2019
— * * * — * * * —
(11) 3881-2009
+55 (11) 95047-0670